sábado, 28 de abril de 2012

O que são a Anorexia Mental e a Bulimia.

A Anorexia Mental e a Bulimia são perturbações da alimentação sobre base psicológica típicas de países nos quais a comida é abundante e onde a magreza tem um valor social positivo.

A Anorexia consiste na recusa mais ou menos completa da comida com consequente perda de peso drástica, que pode também levar à morte. A Bulimia, que significa "grande fome", induz, pelo contrário, a comer vorazmente para a seguir vomitar tudo aquilo que foi ingerido, pelo que normalmente o peso não sofre modificações.


Estas doenças, ambas ligadas à insastifação e à dificuldade de aceitar-se, manifestam-se nas pessoas que têm uma estrutura perturbada da personalidade. Nalguns casos, períodos de Anorexia alternam-se a crises de Bulimia. A pessoa anoréctica (anoréxica) é perfeccionista, conscienciosa, muito activa e com uma forte propensão em ter primazia; a pessoa bulímica, é rebelde, extrovertida e impulsiva, com uma organização mental caótica.
Estas perturbações atingem sobretudo os jovens dos 13 aos 16 anos, com nítida prevalência entre as raparigas: a relação rapaz/rapariga é de 1 para 10.
No entanto, apesar da idade com mair risco ser a adolescência, muitos estudos já demostraram que também as crianças entre os 6 e os 12 anos podem set atingidas pelas perturbações alimentares. Além disso encontram-se em aumento contínuo os casos de Anorexia entre mulheres adultas e casadas.
Estudos e inquéritos revelaram que cerca de 80% das raparigas entre os 12 e os 18 anos se submeteram pelo menos uma vez a uma dieta de emagrecimento. Durante o tratamento dietético, cerca de 50% destas raparigas apresentam perturbações transitórias da alimentação. A prevalência das perturbações alimentares verdadeiras e propriamente ditas entre as raparigas das escolas, essencialmente das secundárias, chega perto dos 20%
A Anorexia e a Adolescencia:
Os anoréxicos são na maioria raparigas adolescentes e mulheres com idade compreendida entre os 14 e os 20 anos mas isso pode acontecer a qualquer pessoa (rico ou pobre, branco ou negro) em qualquer idade.

A sociedade tem contribuído para o alastramento deste transtorno alimentar, visto que impõem o estereótipo em que a magreza é um fator essencial para o sucesso social e económico. Este distúrbio faz com que o anoréxico cria uma imagem distorcida do seu corpo, levando a ver-se gordo, e por isso mantendo a restrição alimentar.

O tratamento envolve acompanhamento de familiares e amigos. É um tratamento de longa duração e que requer um conjunto de psicólogos, nutricionistas e endocrinologistas[1].

  Em geral, os bulímicos são pessoas depressivas, que se sentem inferiores aos outros. Muitas vezes, a pessoa com bulimia sabe que tem este problema, mas não consegue controlar a doença e a esconde, com vergonha





[1] Endocrinologista-especialista que trata das glândulas de secreção interna e das hormonas.

 


 


 


 


“ A Anorexia não é um estilo de vida…
É uma doença que te destrói e te mata


 


 

 



 


“ A Anorexia não é um estilo de vida…
É uma doença que te destrói e te mata…”[1]


[1]  Foi retirada em um vídeo da youtube.






Sintomas da Bulimia

·       Rompimento do estômago;

·       Problemas no coração;

·       Inflamação na garganta (de tanto forçar o vómito);

·       Rosto inflamado e dolorido (devido a inflamação das glândulas salivares);

·       Muitas cáries nos dentes;

·       Desidratação, dores nos músculos e cãibras;

·       Sangramento do esófago;
 





Sintomas da Anorexia



·       Problemas psicológicos;

·       Pele seca e amarela devido a desnutrição;

·       Arritmia cardíaca;

·       Problemas gastrointestinais;

·       Ausência de menstruação e infertilidade temporária por causa da diminuição dos harmónios femininos;

·       Pressão arterial baixa;

·       Hipotermia (diminuição deliberada da temperatura do corpo);

·       Perda de peso rapidamente;

·       Ataque do coração;

sexta-feira, 27 de abril de 2012




Ø Bulimia é uma perturbação alimentar no qual o indivíduo come uma grande quantidade de comida num curto período de tempo como se estivesse com muita, mesmo muita fome e depois utiliza vários métodos para os eliminar, tais como:

·      Provocar o vómito;

·      Utilizar laxantes (laxante-medicamento utilizado para evacuar);

·      Praticar exercícios físicos em excesso;

Não é só da execessiva magreza que se reconhece uma pessoa anoréctica (anoréxica). Outros sintomas e comportamentos a esta associados podem ser:
--> dieta: apesar de ser pele e osso, a anoréctica continua a ver-se gorda. Por isso reduz progressivamente a ingestão de alimentos até comer só verduras em pequeníssimas quantidades;
--> actividade desportiva contínua: pelo medo de engordar, esgota-se com o exercício físico;
-->sensação de frio: a temperatura do corpo desnutrido tem tendência a descer e a paciente lamenta-se de ter frio. Por vezes nos braços aparece uma ligeira penugem com o qual o corpo procura aquecer-se;
--> vertigens e descida da pressão arterial: muitas vezes as anorécticas sofrem de vertigens e desmaiam;
--> menstruações irregulares: geralmente a menstruação bloqueia-se;
--> vómito: muitas vomitam de maneira compulsiva depois de terem comido;
--> uso de diuréticos e laxativos.



A escolha desse tema:


Hoje em dia, todos ouvimos falar sobre Distúrbios Alimentares, principalmente em telenovelas, notícias ou mesmo em séries de adolescentes. Mas o que são Distúrbios Alimentares? Quais são os tipos de Distúrbios Alimentares existentes? Quais são as suas causas? Suas Consequências?
Os Distúrbios Alimentares são os responsáveis por grande parte da mortalidade no mundo inteiro

Com isto  eu pretendo dar o nosso contributo para a sensibilização de todos aqueles que queiram conhecer e aprofundar sobre esse tema, alertar a sociedade para estas realidades, esclarecendo sobre as causas e consequências, a evolução das doenças, sinais de alerta precoce, prevenção e tratamentos.

Trata-se de um assunto de grande pertinência no quadro do estudo da disciplina, uma vez que afecta muito a nossa sociedade, principalmente mulheres e jovens.



Ø Anorexia é um transtorno alimentar e psicológico, no qual o indivíduo deixa-se de alimentar pondo em risco a sua vida, pois acha que está com excesso de peso.
         
Tipo de Anorexia



·      Tipo restritivo: perda de peso através de dietas, jejuns e exercícios físicos excessivos.
Tipo compulsão: é caracterizado por consequentes compulsões em comer, seguida de vómitos


Tipo de Bulimia



·      Tipo purgativo: em que o individuo provoca regularmente o vomito;



·      Tipo sem purgação: em que o individuo faz jejum e prática exercícios físicos em excesso;