O que são a Anorexia Mental e a Bulimia.
A Anorexia consiste na recusa mais ou menos completa da comida com consequente perda de peso drástica, que pode também levar à morte. A Bulimia, que significa "grande fome", induz, pelo contrário, a comer vorazmente para a seguir vomitar tudo aquilo que foi ingerido, pelo que normalmente o peso não sofre modificações.
Estas doenças, ambas ligadas à insastifação e à dificuldade de aceitar-se, manifestam-se nas pessoas que têm uma estrutura perturbada da personalidade. Nalguns casos, períodos de Anorexia alternam-se a crises de Bulimia. A pessoa anoréctica (anoréxica) é perfeccionista, conscienciosa, muito activa e com uma forte propensão em ter primazia; a pessoa bulímica, é rebelde, extrovertida e impulsiva, com uma organização mental caótica.
Estas perturbações atingem sobretudo os jovens dos 13 aos 16 anos, com nítida prevalência entre as raparigas: a relação rapaz/rapariga é de 1 para 10.
No entanto, apesar da idade com mair risco ser a adolescência, muitos estudos já demostraram que também as crianças entre os 6 e os 12 anos podem set atingidas pelas perturbações alimentares. Além disso encontram-se em aumento contínuo os casos de Anorexia entre mulheres adultas e casadas.
Estudos e inquéritos revelaram que cerca de 80% das raparigas entre os 12 e os 18 anos se submeteram pelo menos uma vez a uma dieta de emagrecimento. Durante o tratamento dietético, cerca de 50% destas raparigas apresentam perturbações transitórias da alimentação. A prevalência das perturbações alimentares verdadeiras e propriamente ditas entre as raparigas das escolas, essencialmente das secundárias, chega perto dos 20%


Nenhum comentário:
Postar um comentário